Homenagens

Um dos mais importantes historiadores e autores da Região dos Lagos que se debruçaram intensamente na preservação da cultura e da história regional, Marcio Werneck vem recebendo homenagens mesmo depois do seu falecimento no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 2004.

A Premissa Assessoria, empresa responsável por boa parte dessas ações e representante dos direitos autorais da família, vem desenvolvendo projetos culturais com o intuito de deixar viva a memória do autor e de divulgar os seus livros e os seus estudos tão procurados e que estão sendo disponíveis nesse site.

Homenagem da Semana Teixeira e Sousa – As homenagens começaram através da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, na gestão do amigo e secretário da pasta José Correia Baptista na 22ª Semana Teixeira e Sousa, de 21 a 28 de março de 2012, que entregou homenagem em memória a Marcio Werneck. A Premiação aconteceu no bicentenário do ilustre escritor cabofriense, Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa e se deve por Werneck ter colaborado com a construção do projeto da Semana.

Medalha Tiradentes – No dia 18 de dezembro de 2013 Marcio Werneck recebeu a Medalha Tiradentes da ALERJ, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A premiação é destinada a reconhecer pessoas que tenham prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. Honraria que deixou toda a família extremamente agradecida com tamanho mérito.

Exposição “Vida e obra de Marcio Werneck” – Do dia 15 de agosto ao dia 15 de setembro de 2014 aconteceu no Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome – na Sala Vitorino Carriço, a exposição “Vida e obra de Marcio Werneck”, em lembrança aos 70 anos de nascimento do historiador. Com realização da Premissa Assessoria, apoio da Secretaria de Cultura, reuniu diversas peças pessoais, fotos, diplomas, matérias de jornal, telegramas do escritor e historiador, Marcio Werneck que dedicou boa parte da sua vida a fim de produzir diversos estudos sobre a história da Região dos Lagos, de Cabo Frio e de Búzios.

Samba-enredo Vermelho e Branco – No Carnaval de 2015, Marcio Werneck, assim como personalidades ilustres da cultura cabofriense, foram o tema do samba-enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vermelho e Branco. A família e amigos compareceram ao desfile.

Lançamento da 2ª edição do livro “Viagem à terra do pau-brasil” – Em 18 de novembro de 2015, em edição especial aos 400 anos da fundação da cidade de Cabo Frio, a Premissa Assessoria, com o apoio da Autoviação Salineira, lançou a 2ª edição do livro “Viagem à terra do pau-brasil”.

Site Acervo Marcio Werneck (www.acervomarciowerneck.com.br) – Em agosto de 2016 a 1ª parte do acervo físico do historiador ficou disponível gratuitamente para internautas pesquisarem sobre a nossa região através dos documentos realizados por Marcio Werneck. Através do PROEDI, a filha do historiador Maria Werneck e o Webdesigner Vinícius Paixão realizaram esse projeto.

 

To Top