Búzios

Ponta dos Búzios

Ponta dos Búzios

Se a denominação “bahia fremosa” logo apareceu nos primeiros atlas portugueses da terra atlântica recém-descoberta, o registro documental da “ponta dos Búzios” surgiu somente num dos mapas incluídos no “Roteiro de todos os sinais na costa do Brasil” (anônimo, 1583).

Esta carta localizava algumas aldeias de índios Tupinambá na margem continental da Lagoa de Araruama e a fortaleza-feitoria francesa para exploração do pau-brasil na barra do Canal do Itajuru, antes da sangrenta vitoria portuguesa na chamada “Guerra do Cabo Frio” em 1575.

Em 1617, os jesuítas levantaram a Aldeia de Índios de São Pedro para ajudar a defesa da Cidade de Cabo Frio, fundada dois anos antes, mas não conseguiram assentar um estabelecimento semelhante projetado para impedir o desembarque de europeus inimigos em Búzios. Esta negligencia estratégica do governo português e uma clausula ambígua da sesmaria concedida aos jesuítas na região, resultaram na luta pela posse das terras de Campos Novos com os beneditos e na construção ilegal de um curral de gado e de roças pelos índios da Aldeia de São Pedro em Búzios, o que favoreceu a presença intermitente de contrabandistas de pau-brasil na península, durante todo o século XVII.

Em 1690, os jesuítas desistiram das terras de Búzios e estabeleceram-se em Campos Novos, mas por ordem desses religiosos, os índios de São Pedro continuavam a pescar na praia do porto da península.
No início do século XVIII, a Câmara de Cabo Frio empenhou-se em retomar a posse e propriedade de Búzios. Apesar dos conflitos, os vereadores conseguiram arrendar as praias da “Ferradura Grande” e do “Marimbondo (atual Ossos) a …

Receba o artigo completo original e digitalizado por email.

Faça o download Grátis

Preencha o formulário abaixo, verifique sua caixa de email
enviaremos um link para o download do arquivo.

Leia também “A instalação da Armação das Baleias dos Búzios”

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top