Trabalhos realizados

Pré-história e história de Cabo Frio

São centenas de quilômetros de costas marítimas e lacustres a interligar altos costões, praias de finíssimas areias brancas onde predomina uma flora agreste de cactos, bromélias e orquídeas. Contrapondo-se à singular variedade da terra, o mar é azul e transparente. Ilhas, dunas, lagoas, céu e sol completam a geografia física desse paraíso tropical que é Cabo Frio. Durante nove meses do ano a cidade se mostra com todas as características interioranas. Seus habitantes levam vida pacata, tranquila à espera do verão, quando então o lugar se agita e se transforma num centro movimentado, com uma população flutuante duas vezes maior que a fixa.

O microclima se apresenta em temperaturas agradáveis, pois o vento nordeste sopra permanentemente do mar para a terra. Além de evitar o excesso de calor e o rigor do frio, ele contribui também para que o céu permaneça sempre limpo – onde há 254 dias de sol ao ano – chove duas vezes menos do que na cidade do Rio de Janeiro e três menos que em Angra dos Reis.

O surgimento da terra de Cabo Frio ocorreu há milhares de anos. No ponto extremo de inflexão do litoral brasileiro na Região Sudeste, correntes marinhas que incidem em ângulo agudo sobre a costa, chocaram-se contra os pontais das muralhas mais próximas do oceano, reduzindo assim sua velocidade e depositando, sem interrupção, sedimentos arenosos em ambientes marinhos rasos. Desta maneira, as areias entulharam baías e enseadas – e aprisionaram as ilhas vizinhas ao continente.

Aos morros da Guia e São Mateus, antigas ilhotas, deve-se a restinga que se forrou paralelamente aos velhos recortes de terra firme, sendo essa a origem do canal do Itajurú, que liga o Oceano Atlântico a lagoa de Araruama. Estreito vital, esse canal renova, através das marés, as aguas muito salgadas da laguna propriamente dita.

 

LINK PARA DOWNLOAD DA APOSTILA COMPLETA (DIGITALIZADA)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top